Consultar os Mortos

UM PASTOR DE UMA CERTA CONGREGAÇÃO ME PERGUNTOU: Este site fala sobre Jesus e Os Dez Mandamentos. Mas consultar os mortos também é pecado, e não está incluído entre os Dez Mandamentos. O que você me diz a respeito disso?

DISSE AO PASTOR: Consultando os mortos, você está deixando de observar o primeiro dos mandamentos "Não terás outros deuses diante de mim".

Veja que interessante esta passagem bíblica em I Samuel 28. 5-16

E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração. E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser. Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer? Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso. A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel. Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. E lhe disse: Como é a sua imagem? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel (entender não quer dizer que era Samuel), inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou. Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?

Analisando esta passagem bíblica, vemos que, da parte de Deus, ninguém foi autorizado a comunicar-se com Saul, recorreu então Saul aos inimigos de Deus, procurou uma pitonisa (ou pítia = espírita) para tentar resolver o seu problema. Um fato a se observar, é que, Samuel era um profeta de Deus, e com certeza Deus não iria autorizar a nenhuma espírita a invocar da sepultura um de seus servos para resolver os problemas de Saul, sendo que o próprio Deus abomina tal procedimento. Imaginem o que faria uma pitonisa com autoridade de invocar da sepultura, pessoas santas como Abraão, Isaías, Daniel ou outros servos de Deus, para consultar através deles, sem a autorização de Deus.

Vimos também que esta pitonisa viu deuses subindo da terra; como ela conheceu esses deuses? Talvez, através de outras sessões espirituais realizadas por ela. O primeiro dos mandamentos diz assim: Não terás outros deuses diante de mim.

Outro fato interessante a se observar: Quando o "suposto espírito" de Samuel apareceu diante daquelas pessoas que estavam naquele local, Saul inclinou-se com o rosto em terra, e prostrou-se diante dele, e esse "espírito" aceitou tal procedimento de Saul, ferindo o segundo mandamento de Deus que fala sobre a idolatria. Saul conhecia a palavra de Deus, mas Deus havia afastado-se de Saul, e não comunicava-se com ele, nem por sonhos, nem por Urim, nem por Profetas, e mesmo assim Saul inclinou-se diante do "suposto espírito" de Samuel. Se fosse realmente Samuel, a primeira coisa que ele iria dizer a Saul era: Levanta-te, que eu também sou homem, você só deve prostrar-te diante de Deus que fez os céus e a terra e não diante dos homens. Mas esse "espírito", não disse nada com relação a isso, concordando assim que Saul permanecesse prostrado diante dele.

Em Apocalipse 19. 10, o apóstolo João lançou-se aos pés de um anjo de Deus para o adorar, e veja o que o anjo disse a ele: E eu (João) lancei-me a seus pés (do anjo) para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

Em Atos 10. 25-26, Cornélio ajoelhou-se diante de Pedro, e veja o que Pedro disse a ele: E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem (claramente vemos neste texto o que Pedro queria dizer: Ajoelha-te diante de Deus e não dos homens).

Veja essa agora: Jesus e satanás - Mateus 4. 9-10, E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Somente ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Ora, se Pedro, o anjo de Deus e o próprio Jesus não aceitaram tal procedimento, então quem estava se fazendo passar-se por Samuel?
Vamos deixar a própria Palavra de Deus explicar isso.

II Coríntios 11. 14 - 15
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Quem consulta os mortos, não está consultando a Deus e sim a espíritos de demônios que se transfiguram em anjos de luz e enganam a muitos.

Veja o que aconteceu a Saul, consultando uma pitonisa (ou pítia = espírita), e não buscando a Deus.

I Crônicas 10. 13 - 14
Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou uma pitonisa para a consultar. E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

A Bíblia na linguagem de hoje, traz uma passagem muito interessante sobre consultar os mortos. Veja abaixo.

Isaías 8. 19 - 22
Porque vocês não acreditam no que o Senhor Deus disse? Porque vocês vão consultar médiuns e espíritas para resolver os seus problemas? Eles falam, resmungam, mas não dizem nada. Por acaso os mortos podem revelar o futuro aos vivos? O Senhor diz: Comparem as palavras desses médiuns e espíritas com a minha Lei, a Palavra de Deus! Se eles não falarem de acordo com a Lei, vocês podem saber que não fui Eu que os mandei. Não há futuro para as falsas mensagens deles. O meu povo vai acabar como escravo, castigado e cansado, morto de fome. E quando a fome apertar, eles vão vir ofender o seu Rei e seu Deus. Eles olharão para todos os lados procurando uma esperança, mas só haverá medo, tristeza e desespero. E depois, serão jogados na mais terrível escuridão.

O apóstolo Paulo nos alertou sobre estes espíritos enganadores.

I Timóteo 4. 1
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos muitos apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.

II Timóteo 4. 3-4
Porque virá tempo em que não suportarão a verdadeira doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si mestres conforme os seus próprios desejos; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Veja abaixo algumas passagens bíblicas sobre o estado dos mortos.

Jó 7. 9-10
Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá. (Ora, se o morto que desce à sepultura nunca tornará a subir; nunca mais tornará a sua casa e nem o seu lugar jamais o conhecerá, então quem são esses espíritos que aparecem nessas sessões espíritas? - veja II Coríntios 11. 14-15)

Salmos 115. 17
Porque os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.
(Obs: O Salmo 115 na bíblia versão católica ave Maria, esta inserido entre o 113 e o 114 e o versículo é o 25)

Eclesiastes 9. 5-6
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Deuteronômio 18. 9-12
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

Levítico 19. 28
Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis tatuagem alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.

Levítico 19. 31
Não vos voltareis para os que consultam os mortos (médiuns, espíritas) nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Veja abaixo o fim daqueles que consultam os mortos.

Levítico 20. 27
Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia (processo metafísico ou sobrenatural, através do qual se consegue contato com os mortos = espiritismo) ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.

Veja abaixo a primeira sessão mediúnica na bíblia - Satanás usou a cobra para intermediar a conversa com Eva.

Gênesis 3. 1-7
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Pergunto a vocês: Quem estava por de trás dessa sessão espírita? Com certeza não era Deus.

Se a Palavra de Deus é clara em dizer que não devemos consultar os mortos, porque os mortos não sabem de coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Então quem são esses espíritos que aparecem nessas seções mediúnicas e espíritas?

Em Apocalipse 12 existe uma passagem bíblica que explica quem são esses espíritos enganadores.

Apocalipse 12. 7-12
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

II Coríntios 11. 14-15
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Uma coisa te digo, já está difícil acreditar em alguém que você vê, quanto mais dar crédito a supostas mensagens de mortos?

QUEM CONSULTA OS MORTOS, COM CERTEZA ESTÁ TRANSGREDINDO O PRIMEIRO DOS MANDAMENTOS DE DEUS.